TÉNIS

Campeonato Regional Absoluto AT Porto arranca em força

117views

Os quadros principais do Campeonato Regional Absoluto – Taça Dr. Luís Avides Moreira arrancaram hoje em plena força, no Complexo Desportivo de Lousada.

Esta prova do Circuito Absoluto FPT, a maior desta região nortenha, e que este ano cumpre a sua 35.ª edição, começou, esta sexta-feira, com a realização dos encontros relativos à fase de qualificação.
Mathieu Dussaubat, Gonçalo Nuno Sousa, Sebastião Cortez, Rodrigo Oliveira Alves, Miguel Amado, Tomas Roll, Tomás Sá e o veterano Francisco Leitão foram os tenistas que conseguiram garantir um lugar no quadro principal desta prova.
Do lado feminino, Margarida Águas, Rita Moreira Silva, Isabel Gonçalves e Analu Freitas triunfaram nos seus confrontos e confirmaram também as suas presenças no quadro principal.
Durante o dia, ambos os quadros da variante de singulares entraram em ação para disputar as primeiras rondas.
Nos masculinos, o destaque vai para o primeiro cabeça-de-série, Francisco Faria, que confirmou o favoritismo e garantiu um lugar na 2.ª ronda, ao deixar para trás João Dinis Ribeiro, por 6-3 e 6-1.
Hugo Maia, campeão do torneio em 2018, conquistou o apuramento para a ronda subsequente depois de uma vitória tranquila sobre Tiago Fernandes, pelos parciais de 6-0 e 6-2.
Tomás Cortez, que tinha sido eliminado na fase de qualificação, foi repescado para o quadro principal enquanto lucky loser, depois de Filipe Khron ter sido forçado a abandonar a prova devido a uma lesão. O tenista do CT Porto usufruiu deste estatuto e garantiu um lugar nos quartos de final, depois de superar Bruno Ouvidor e Tomas Roll.
Afonso Portugal, 3.º cabeça-de-série, superou Francisco Vilaça por 6-0 e 6-2 e já está na segunda ronda. Tomás Sá, proveniente do qualifying, foi outro dos tenistas que brilhou este sábado nos courts de Lousada, ao vencer Rafael Andrade por 6-0 e 6-4.
Miguel Fernandes também ficou apurado para os quartos de final, depois de superar Rodrigo Beires, por duplo 6-3, e posteriormente João Valdoleiros por 5-7, 6-2 e 10-1.
Na segunda ronda da competição, equivalente aos oitavos de final, vão também marcar presença Tiago Filipe Silva, que se encontrava a vencer por 6-0 e 3-0 quando o seu adversário Tiago Sousa desistiu, Bernardo Roque, Francisco Oliveira, Sebastião Cortez, proveniente da fase de qualificação, Guilherme Silva, João Martins, João Guerra, quarto cabeça-de-série, e Henrique Petiz.
Na variante feminina, o destaque vai para Sofia Prazeres. A antiga top 152 no ranking mundial WTA e eneacampeã nacional, cedeu no primeiro parcial, mas conseguiu a reviravolta e venceu Rita Silva por 3-6, 6-1 e 10-8. Na próxima ronda vai ter pela frente Luisa Pelayo, uma atleta com bolsa académica no circuito universitário norte-americano, que entrou em grande na prova com um triunfo por duplo 6-0, diante de Katarina Railean.
Maria Inês Fonte, que está a competir com o estatuto de 1.ª cabeça-de-série, superou Rita Moreira Silva na primeira ronda, por duplo 6-1. Na segunda ronda tem encontro marcado com Mafalda Almeida, que deixou para trás Margarida Águas por duplo 6-0.
Mafalda Guedes saiu vitoriosa do encontro com Marcela Bras, por 6-0 e 6-1, e vai medir forças com a vencedora do duelo entre Isabel Gonçalves e Flávia Macedo. Maria João Fonseca também assegurou a presença na segunda ronda, depois de vencer Ana Sofia Brandão, por 6-0 e 6-2. A próxima adversária da tenista da ET Maia será decidida no confronto entre Analu Freitas e Bárbara Balancho.
Fonte e Imagem: ATPORTO