CICLISMO

Encontro de Natal coloca jovens ciclistas com seus ídolos

151views

O Encontro de Natal das Escolas de Ciclismo juntou, este sábado, mais de 250 ciclistas entre os 6 e os 14 anos com alguns dos seus maiores ídolos do panorama do ciclismo português. A iniciativa decorreu por videoconferência, mas o calor humano, habitual nos Encontros de Escolas assim como o símbolo da época natalícia, não faltou.

Os mais jovens ciclistas receberam presentes, sorteados pelos convidados, e tiveram oportunidade de ouvir palavras de incentivo e de motivação de algumas das referências principais da modalidade.

Os primeiros a intervir foram o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

“O próximo ano será claramente um ano melhor, vamos encarar 2021 com a responsabilidade de sempre, mas com otimismo”, salientou o dirigente federativo.

O governante também se revelou otimista e fez questão de “cumprimentar toda a família do ciclismo nacional, todos quantos fazem do ciclismo em Portugal uma modalidade viva e cada vez mais bem-sucedida. Este Encontro revela a capacidade de adaptação da Federação. Quero dizer aos mais jovens que 2021 será um ano diferente, no qual poderemos retomar a nossa vida normal. Ainda assim, num ano tão difícil como 2020, vocês foram uma grande federação desportiva, levando a cabo a Volta a Portugal”, exemplificou João Paulo Rebelo.

O exemplo dos ídolos participantes enriqueceu a experiência dos mais jovens. A principal mensagem, transversal aos vários intervenientes, foi a de que nas idades mais novas o importante é desfrutar do desporto, sem pressão nem responsabilidade sobre os resultados, mantendo sempre o foco na compatibilidade entre o desporto e os estudos. Aliás, a carreira dual, académica e desportiva, é um objetivo a prosseguir ao longo de toda a prática desportiva, mesmo nas categorias em que a competição tem de ser encarada ao mais alto rendimento, explicaram, entre outros, Raquel Queirós, recentemente contemplada com uma Bolsa Educação, do Comité Olímpico de Portugal e dos Jogos Santa Casa, e David Rosa, que prosseguiu os estudos superiores já enquanto ciclista de elite.

A cerimónia foi apresentada por Rui Porto Nunes e teve atuações do ilusionista David Sousa, contando com os convidados (por ordem de participação) Maria Martins, Marco Chagas, Daniela Campos, Luís Costa, Amaro Antunes, Rui Oliveira, Raquel Queirós, Iuri Leitão, David Rosa, Sérgio Paulinho, Rúben Guerreiro e João Almeida.

Fonte e Imagem: Federação Portuguesa de Ciclismo