VOLEIBOL

SUECAS IMPARÁVEIS SUPERAM ADVERSÁRIAS

135views

A Suécia venceu hoje pela margem máxima (3-0: 27-25, 25-19 e 25-18) a Ucrânia e assumiu a liderança da Pool B de qualificação para o Campeonato de Europa de 2021 – seniores femininos, a disputar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Isabelle Haak, com 27 pontos, foi o aríete que destroçou o bloco ucraniano.

No dia de amanhã, as suecas e as portuguesas medem forças.

Início da partida foi equilibrado, com igualdades sucessivas, mas dois pontos da capitã Nadiia Kodola no ataque distanciaram as ucranianas (11-9), mas logo Isabelle Haak tratou de repôr o equilíbrio no jogo.

O duelo entre as duas capitãs prometia: Kodola, desta vez com um bloco, a impulsionar a Ucrânia (20-16), mas a oposta nórdica, que atua pelos turcos do VakifBank, a igualar com dois ataques consecutivos. Seria Anna Haak, a levar a melhor e a selar o resultado com um serviço direto: 27-25.

Neste parcial, Isabelle contabilizou 9 pontos e Nadiia 8…

No segundo set, e com Haak & Haak na rede, a Suécia construiu uma vantagem significativa (10-3) e praticamente sentenciou o desfecho deste parcial: 25-19. Isabelle Haak continuava a ser a peça mais influente da máquina montada pelo treinador italiano Ettore Guidetti.

Com Daria Velykokov a distribuir jogo, a Ucrânia entrou bem no terceiro set e comandou o marcador. A Suécia igualou aos 17 pontos e passou para a frente logo de seguida, distanciando-se e vencendo por 25-18, com Isabelle Haak a registar o seu 25.º ponto no ataque.

Isabelle Haak, com 27 pontos, foi a melhor pontuadora da Suécia e do jogo, enquanto Nadiia Kodola, com 11, foi a ucraniana mais concretizadora.

Ettore Guidetti, Treinador da Suécia: “Estávamos na expectativa para ver como a equipa se portava no primeiro jogo e estou muito feliz, não apenas porque vencemos, mas porque vi a a equipa a evoluir ponto a ponto, de set para set. O serviço e o bloco constituíram a chave da nossa vitória. Temos de melhorar o sideout, mas temos tempo para isso. Amanhã vamos defrontar Portugal, que é uma equipa com boas individualidades e um bom sistema de jogo. Vamos pensando jogo a jogo pois queremos ter os pés bem assentes na terra “.

Vladimir Orlov, Treinador Ucrâniano: “O nosso ataque não foi tão agressivo como devia ser e ressentimo-nos disso. Estamos um passo atrás na classificação e agora temos de vencer todas as equipas, embora não tenhamos muito tempo de preparação “.

Jogos – Matosinhos

05.2021

16h00 – Geórgia x Suécia (não se realiza)

19h00 – Portugal x Ucrânia, 1-3

05.2021

15h00 – Suécia x Ucrânia, 3-0

18h00 – Geórgia x Portugal (não se realiza)

05.2021

15h00 – Ucrânia x Geórgia (não se realiza)

15h00 – Suécia x Portugal

Fonte e Imagem: Federação Portuguesa de Voleibol