A espanhola Eva Anguela, da equipa portuguesa Matos Mobility/Optiria, venceu em Vila Franca de Xira, a primeira etapa em linha da Volta a Portugal Feminina.
A russa Valeria Valgonen (Massi-Tactic) é a nova dona da camisola amarela que distingue a lídera da classificação geral.
Numa chegada em pelotão agrupado, Eva Anguela foi a mais forte, superando a compatriota Susana Pérez (Cantabria Deporte-Rio Miera) e Valeria Valgonen, segunda e terceira, respetivamente.
Com as bonificações, Valgonen ultrapassou a colega de equipa Miryam Nuñez e passou a vestir de amarelo. A equatoriana, que venceu o prólogo, desceu ao segundo lugar, a dois segundos. A britânica Freya Rawlins é a terceira, a quatro segundos.
Continuam três corredoras portuguesas nas dez primeiras da geral. Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) é a quarta, a 14 segundos, Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) é a sétima, a 20 segundos, e Vera Vilaça (Massi-Tactic) é décima, a 24 segundos.
Outra portuguesa em destaque é Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), melhor jovem da competição e, por isso, portadora da camisola branca.
A Volta a Portugal Feminina prossegue, esta sexta-feira, com a segunda etapa em linha de 100,4 quilómetros, com partida do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, Torres Vedras, e chegada, ao Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha.
Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo
Veja mais notícias de ciclismo e acompanhe a Volta a Portugal Feminina aqui.