A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou o 44.º Campeonato Nacional Absoluto de Semi-Rápidas, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Seixal.
Esta edição ficará assinalada na história da FPX, graças ao recorde absoluto de participação: estiveram presentes 321 jogadores, superando os 303 inscritos no campeonato realizado há dois anos, em Felgueiras.
O Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (CX A2D) marcou presença com uma delegação de seis atletas, destacando-se a prestação excecional de João Romano, que esteve na luta pelo apuramento para o Campeonato da Europa Absoluto – reservado aos cinco primeiros classificados – até à última sessão.
Apesar da vitória na ronda final, ficou a apenas meio ponto do apuramento, terminando num excelente 10.º lugar, com sete vitórias, duas derrotas e um ganho de 31 pontos de Elo FIDE.
A delegação do CX A2D foi composta por um atleta veterano, três atletas séniores e dois jovens, todos com prestações meritórias:
- Carlos Novais (Sénior) – 66.º lugar, 5,5 pontos
- Gil Costa (Sub-20) – 77.º lugar, 5,5 pontos
- Artur Lemos (Veterano) – 103.º lugar, 5 pontos
- Vasco Machado (Sénior) – 144.º lugar, 5 pontos
- Duarte Abreu (Sub-20) – 155.º lugar, 4,5 pontos
O grande vencedor foi o Mestre Internacional André Sousa, campeão nacional absoluto, que voltou a somar mais um título ao sagrar-se Campeão Nacional de Semi-Rápidas 2025/26.
Esta é já a segunda conquista de André Sousa neste controlo de tempo, repetindo o feito da época 2022/23. O atleta do Vitória de Guimarães terminou com oito pontos (sete vitórias e dois empates), igualado por Lutuima Amaro (Angola, CX Montemor-o-Velho), Maksym Faryma (Independente Torrense) e André Fidalgo (Estrelas S. João de Brito), que ocuparam, respetivamente, o 2.º, 3.º e 4.º lugares.
Imagens: CX A2D
Veja mais notícias de xadrez aqui.












