A seleção nacional de Stand Up Paddle (SUP) terminou a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade, disputado em Abu Dhabi, com uma medalha de prata.
O grande destaque da presença portuguesa foi o júnior João Viveiros (Ludens), que conquistou um feito histórico ao sagrar-se vice-campeão mundial na prova de technical race. Viveiros liderou praticamente toda a final, mas uma queda a menos de 20 metros da meta acabou por permitir a ultrapassagem do japonês Tatsuma Nishikawa, que assegurou o título. Esta é a primeira medalha de sempre da canoagem portuguesa em Mundiais de Stand Up Paddle.
Ainda no race técnico, Paulo Freitas conseguiu um excelente desempenho ao terminar em 2.º lugar na fase preliminar. No entanto, viria a ser 5.º no seu heat na fase seguinte, ficando a apenas uma posição do apuramento para as semifinais.
Portugal esteve ainda representado nas provas de sprint, com Rui Ramos a alcançar o 4.º lugar na fase preliminar e o 2.º lugar na segunda fase. No entanto, terminou a sua prestação com o 8.º lugar no heat de qualificação. João Viveiros venceu o seu heat, mas acabou por ser desclassificado nos quartos de final por ter saído da sua pista.
Na prova de longa distância (long distance race), Portugal voltou a marcar presença com Rui Ramos, que terminou em 32.º lugar, e Paulo Freitas, que alcançou a 37.ª posição.
Imagens: Federação Portuguesa de Canoagem
Veja mais notícias de canoagem aqui.












