Maria Salgado sagrou-se campeã europeia júnior de 2025, após o triunfo no Pro Taghazout Bay, a derradeira etapa do Pro Junior europeu de 2025 da World Surf League, que decorreu em Marrocos.
A surfista, de 18 anos, chegou a Marrocos na vice-liderança do ranking, atrás da espanhola Carla Morera de la Vall, e a precisar de um triunfo. A eliminação da rival nas meias finais abriu caminho para Salgado atacar o título. Na final a surfista portuguesa acabou por conseguir um triunfo graças a uma onda de oito pontos, que lhe perfez um total de 14,33 pontos.
O triunfo na etapa valeu o título europeu júnior a Maria Salgado, mas também a qualificação para o Mundial Junior da World Surf League, que se vai disputar de 11 a 18 de janeiro de 2026, nas Filipinas. Desta forma, Maria Salgado repete um feito que Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes já tinham conseguido para o surf nacional feminino.
Destaque ainda para o 13.º posto alcançado por Lua Escudeiro, Teresa Pereira e Constância Simões no Pro Taghazout Bay. Em termos de ranking, Portugal colocou mais duas surfistas no top-10, com Maria Dias no 6.º posto e Lua Escudeiro no 7.º lugar final.
Na prova masculina João Mendonça foi o melhor português e o único a chegar à final, tendo ficado no 4.º posto, nesta etapa final. Francisco Ordonhas, que chegou a Marrocos como campeão europeu júnior em título, terminou o ano no 4.º posto do ranking e João Mendonça no 5.º lugar.
Na prova marroquina destaque ainda para o 7.º lugar de Tiago Stock e Salvador Vala e o 13.º posto de Miguel Lages e João Roque Pinho.
Imagens: WSL/Masurel
Veja mais notícias de surf aqui.












