Mariana Machado, do Sp. Braga e José Carlos Pinto sagraram-se campeões nacionais de Corta-Mato Longo, este fim de semana, em Lagoa, no Algarve.
A prova de Elite Feminina (7,47 km) coroou, então, Mariana Machado (Sp. Braga) como campeã nacional absoluta pela quinta vez, impondo-se com autoridade em 25:33 minutos. A bracarense liderou um pódio onde também o segundo lugar foi para uma atleta do Sp. Braga, Laura Taborda com 26:18 m. Ana Mafalda Ferreira, do Sporting, fechou em terceira com 26:37 m.
Coletivamente, o Sp. Braga reafirmou o seu domínio nesta disciplina no feminino, somando os melhores desempenhos e conquistando o título nacional por equipas, à frente do Sporting e do Sport Clube Beira-Mar (Aveiro), respetivamente medalhas de prata e de bronze.

Na Elite Masculina (sete voltas ao percurso com 7,47 km no total), a luta pelo ouro individual foi intensa e contou com a ajuda de uma forte presença internacional, que amealhou pontos para o pódio coletivo. O homem do dia foi José Carlos Pinto, que compete em nome individual, a conquistar o ouro de campeão nacional com 22:14 minutos. Miguel Moreira (Benfica), campeão nacional em 2024, ficou na segunda posição individual com 22:19 m e Etson Barros, também do Benfica, fechou o pódio com 22:34 m.
O Benfica colocou, assim, dois atletas no pódio individual, fator que para a classificação coletiva valeu o ouro graças também à presença de Victor Kimosop, queniano que foi o primeiro atleta a chegar à linha final da prova correndo o percurso em 21:56 m. A prata foi para o Sporting – o queniano Charles Rotich foi o primeiro entre os leões, sendo Rui Pinto o 10.º classificado (6.º entre os nacionais) – e o Sp. Braga foi bronze com Edwin Bett, também queniano, o primeiro dos guerreiros que tiveram João Amaro (5.º nacional) como primeiro português.
Na Estafeta Mista,a equipa das águias dominou de forma destacada. Com uma formação composta por Teresiah Gateri, Thomas Marques, Salomé Afonso e Isaac Nader, a equipa encarnada venceu com o tempo de 17:27 minutos. O Sporting, com a equipa composta por Teresa Delfino, Rodrigo Lima, Patrícia Silva e Alex Macuácua assegurou o 2.º lugar com 18:27 m. O bronze ficou para o Jardim da Serra que fechou o pódio em 18:31 m, com a equipa composta por Sara Inácio, Diogo Rosário, Maria Avelino e Eduardo Pestana.
Imagens: Federação Portuguesa de Atletismo
Veja mais notícias de atletismo aqui.












