A seleção nacional começa, esta quinta-feira, a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de Basquetebol 2026, tendo como primeiro adversário Montenegro.
Portugal nunca venceu a seleção dos balcãs e Mário Gomes, selecionador nacional, considera que há sempre espaço para uma primeira vez no desporto.
“A realidade é que o Montenegro tem uma equipa forte, a quem nunca ganhámos, tal como também nunca vencemos a Grécia, mas nestas situações é sempre uma boa altura para ser a primeira vez.”
A equipa lusa já se encontra em solo montenegrino, mais propriamente em Podgorica onde vai decorrer a partida, nesta dupla jornada (este domingo há confronto com a Grécia em Matosinhos). O técnico português considera que os adversários podem respeitar mais um pouco a seleção nacional, após a boa campanha no Europeu.
“É possível que os adversários nos olhem agora com maior respeito porque, de alguma maneira, o estatuto da Seleção mudou um pouco nos últimos tempos com aquilo que fez. Não só com a qualificação para o EuroBasket’2025, mas também com o que depois realizou na fase final. Mas não penso que seja uma diferença muito grande.”
Imagens: Federação Portuguesa de Basquetebol
Veja mais notícias de basquetebol aqui.












