Já são conhecidas as linhas mestras do regulamento desportivo do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV), que arranca no próximo mês, dias 9 e 10, no Autódromo do Estoril.
Constituir-se-á assim a competição de maior prestígio e projeção nacional, ao colocar em pista um leque de carros de sonho, desde Aston Martin, Ferrari, Porsche, Mercedes AMG, Ginetta, Hyundai Elantra, CUPRA León Competitición, Lotus Exige, entre muitos outros.
À semelhança do ano transato, quando os promotores da competição adotaram um modelo de grande sucesso – que resultou em corridas verdadeiramente espetaculares e com vencedores diferentes no competitivo Supercars Endurance – para 2022 a estrutura regulamentar do CPV será similar, assente num BoP (equilíbrio de performance) estudado e definido para proporcionar igualdade de andamentos entre os veículos GT4, TCR e GTC.
Há que destacar a particularidade de a categoria GTC, projetada para ser a mais económica, admitir que os antigos GT4 com homologação caducada (Ginetta G50 e Aston Martin Vantage) ou mesmo carros de Ex troféus monomarcas possam continuar a competir, como são os exemplos dos Lotus Exige Cup, Porsche 991.1 GT3 Cup, Ferrari 430 Challenge ou Skoda Otavia. Mas a abrangência desta categoria admite ainda “máquinas” tão sonantes e fantásticas como o Ginetta G50, GT4 Nissan 350Z, Porsche 997 GT3 Cup e BMW M2 CS. Para conter os custos dos GTC, destinados a “gentleman drivers”, será apenas disponibilizado um jogo de pneus por fim de semana.
Em cada jornada, em vez de duas sessões de treinos livres de 20 minutos passa a haver uma de 40 minutos, sendo que cada uma das duas corridas do fim de semana terá a duração de 45 minutos.
Tal como sucede em qualquer campeonato europeu na categoria GT4, a divisão de pilotos em Bronze e Silver no Campeonato Português de Ralis vai permitir o reconhecimento destes últimos e abrir a oportunidade de poderem ajudar os primeiros. O regulamento admite um piloto Bronze a correr a solo ou uma dupla Bronze. Já no Turismos TCR não existe categorização de pilotos, tal como acontece no Campeonato Europeu, que proporcionará a corridas muito interessantes.
Sendo o Campeonato de Portugal de Velocidade a competição rainha das provas de velocidade nacionais, os seus promotores asseguraram, desde já, que todas as jornadas terão transmissão em direto nas redes sociais e no Youtube. A prova mais mediática do ano, o Circuito de Vila Real, será transmitido em direto e gratuitamente no Porto Canal.
Esta será, sem sombra de dúvida, uma mais-valia para pilotos e respetivos patrocinadores, tratando-se da prova mais mediática da temporada e que movimenta, no traçado urbano transmontano, milhares de pessoas.
Fonte: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting