Andrew Henriques e Ana Caramelo foram os melhores portugueses na etapa mundial portuguesa da UCI Alentejo Gravel que foi ganha pelo belga Lukas Malezsewski e pela alemã Rosa Kloser.
Emoção não faltou na etapa portuguesa do Circuito Mundial de Gravel. Ourique recebeu a prova de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, que vai decorrer em Nannup, na Austrália.
Numa prova dominada pelos belgas, Lukas Malezsewski bateu ao sprint o compatriota Daan Grosemans. O vencedor gastou quase 3h30m para cumprir os 119 quilómetros do percurso desenhado por planícies e vales alentejanos. O português Andrew Henriques, do CD Areias de S. João (Albufeira), alcançou o último lugar do pódio.
No setor feminino, o triunfo sorriu à alemã Rosa Kloser. A germânica precisou de 3h45m25s para fazer um trajeto com mais de três mil metros de desnível acumulado. A neerlandesa Tessa Neefjes e a espanhola Marta Milà fecharam o lote das três primeiras. A portuguesa Ana Caramelo, a representar a MatosMobility-Flexaco-IHS de Albergaria-a-Velha, falhou a presença no pódio por apenas três segundos.
A UCI Alentejo Gravel contou com 732 participantes de 27 nacionalidades.
Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo
Veja mais notícias de ciclismo aqui.












