O Município de Braga voltou a colocar o desporto no centro das atenções ao distinguir os protagonistas que, ao longo do último ano, elevaram o nome da cidade nos palcos nacionais e internacionais. A 12.ª Gala do Desporto celebrou atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e eventos.
Na cerimónia que decorreu no Fórum Braga foi reconhecido o mérito, sendo que o júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Nuno Maia, árbitro internacional na modalidade de voleibol.
Na categoria de melhor treinador, o prémio foi atribuído a Pedro Grenha, treinador da equipa sénior de basquetebol do Sp. Braga desde a época desportiva de 2020/21.
O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a António Salvador, presidente do Sp. Braga desde 2003, sendo actualmente o presidente de clube de futebol profissional com maior antiguidade no âmbito nacional.
Já o prémio de Mérito e Excelência foi atribuído a Sameiro Araújo, uma das figuras mais emblemáticas do desporto bracarense e nacional, com um percurso de várias décadas ligado ao atletismo e à formação de atletas de alto rendimento.
Durante a gala, foi também prestada uma homenagem especial a Tamila Holub, assinalando o encerramento da sua carreira desportiva. Os bracarenses também foram chamados a participar nesta 12.ª Gala do Desporto, para eleger o melhor evento desportivo do ano. Através de uma votação online, o Campeonato Mundo de Dança Latina Coreográfica foi o evento do ano, recolhendo 73,5 por cento dos votos.
Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga, numa Gala que se revelou transversal a várias modalidades. Do Aeromodelismo, ao Atletismo; do Automobilismo e Badminton ao Basquetebol; do Bilhar, passando pelo Boccia, Boxe, Canoagem e Ciclismo; do Futebol ao Karaté, Natação, Montanhismo e Escalada entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.
Imagens: Município de Braga



															








