Fernando Silva foi o grande vencedor do 1.º Torneio de Clássicas Ribachess que se realizou no Colégio do Ave, em Guimarães, organizado pelo recém-criado clube Ribachess.
O torneio foi homologado para ELO FIDE de clássicas, teve a direção de Mário Oliveira, professor responsável pelo Clube Ribachess, e contou com a arbitragem do Mestre Nacional de Xadrez Ivo Dias.
Esta competição reuniu 24 atletas e foi disputada em sistema suíço de cinco sessões, com partidas de 60 minutos mais 30 segundos de acréscimo por lance, por jogador.
O clube Ribachess fez-se representar por seis atletas: José António Ramos (8.º A), José Eduardo Fernandes (3.º A), Daniel Silva (3.º A), Rita Gonçalves (3.º B), Davi Cardoso (6.º A) e João Gonçalves (3.º A).
O grande vencedor foi o atleta famalicense Fernando Silva (CX A2D), que alcançou uma performance invicta, somando quatro vitórias e apenas um empate. Também invictos, mas com três vitórias e dois empates, completaram o pódio absoluto o jovem arménio Arno Avdalyan (AX Juventude Curiosa), em segundo lugar, e Pedro Sousa (CA Téssera), em terceiro, de acordo com os critérios de desempate.
Em destaque esteve ainda a prestação de Rita Gonçalves (Ribachess), recentemente coroada Campeã Distrital Feminina sub-10 em semirrápidas, que garantiu o 1.º lugar feminino, com dois pontos, terminando na 18.ª posição da classificação absoluta.
Os vencedores por escalões foram:
- Sub-10: José Eduardo Fernandes (RIBACHESS)
- Sub-12: Mateus Teixeira (GD Clã do Norte)
- Sub-14: José António Ramos (RIBACHESS)
- Sub-16: Arno Avdalyan (AX Juventude Curiosa)
- Sub-18: Rúben Costa (CX A2D)
- Sub-20: Gil Costa (CX A2D)
- +50: Artur Lemos (CX A2D)
- +65: Eduardo Viana (CX A2D)
Imagens: Colégio do Ave
Veja mais notícias de xadrez aqui.












