A World Surf League (WSL) oficializou, este domingo, a qualificação de Francisca Veselko para o Circuito Mundial (Championship Tour) de 2026.
Após o 7.º lugar alcançado no Pipe Challenger, em Pipeline, no Havai, Kika consolidou o 4.º posto do ranking no circuito Challenger Series e garantiu matematicamente uma das sete vagas para a elite mundial feminina.
A performance de Kika na mítica onda de Pipeline foi suficiente para a campeã mundial júnior de 2023 garantir a chegada ao topo do surf feminino mundial. Embora a WSL não tenha oficializado logo a qualificação da surfista portuguesa, a boa notícia acabou por surgir um dia após o término do campeonato havaiano.
Depois de Yolanda Hopkins, atual líder do ranking do circuito Challenger Series, já ter conseguido a qualificação na etapa anterior, Kika aumenta, agora, o número de surfistas portuguesas que vão disputar o título mundial em 2026. Um feito histórico para o surf nacional, que nunca tinha visto uma surfista qualificar-se diretamente para o Championship Tour.
Mas Portugal pode ter ainda uma terceira surfista qualificada para o circuito mundial que vai ter início a 1 de abril, em Bells Beach, na Austrália. Com três das sete vagas ainda em jogo, Teresa Bonvalot, atualmente no 13.º posto do ranking e a pouco mais de 2 mil pontos do corte para o top 7, poderá juntar-se às compatriotas.
Imagens: WSL/Tony Heff/Associação Nacional de Surfistas
Veja mais notícias de surf aqui.












