Luísa Fragoeiro Arco, atleta portuguesa de saltos para a água que reside no Canadá, concedeu uma entrevista à Federação Portuguesa de Natação, na qual não esconde a sua principal ambição neste momento.
Tem apenas 18 anos, mas os saltos para a água há muito que fazem parte da sua vida. Luísa Fragoeiro Arco é figura de proa da natação portuguesa nesta disciplina, tendo representado Portugal em vários Europeus e Mundiais ainda jovem.
Agora, como sénior, persegue o sonho de estar presente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, e, em agosto próximo, dará um passo decisivo para o cumprir, pois passará a ser treinada por Jane Ann Figueiredo, uma das mais destacadas treinadoras de saltos para a água do mundo.
A paixão pelos saltos para a água nasceu por acaso. Tinha 5 anos quando os pais emigraram para o Canadá e, por razões profissionais, decidiram colocar Luísa Fragoeiro Arco num programa local de saltos que oferecia campos de verão. Esta opção, que pretendia ocupar os seus tempos livres, acabou por despoletar uma paixão que perdura até aos dias de hoje. «Foi nesse programa que comecei, com alguns treinos por semana. Atualmente treino quase todos os dias (risos)», responde Luísa Fragoeiro Arco, ainda a viver em Edmonton, no Canadá.
Já representou Portugal em várias competições como júnior, conquistou a primeira medalha (prata, na plataforma de 10 metros) para Portugal no Europeu de Rijeka (Croácia), em 2023 e, recentemente, competiu pelo seu clube na Winter Senior Diving Nationals Canada, chegando às finais de trampolim de 1 e 3 metros, sendo 8.ª e 7.ª classificada, respetivamente, nas finais.
E a transição de júnior para sénior é algo que Luísa Fragoeiro Arco encara como desafiante. «É muito emocionante porque, agora, são menos os mergulhos fáceis e toda gente tem de competir com mergulhos mais difíceis! E aprendê-los e fazê-los bem foi sempre a minha parte favorita dos saltos para a água. Por isso, esta próxima fase e muito excitante! Além disso, os eventos são muito mais curtos e não tenho de competir durante três horas seguidas», lembrou Luísa.
«Estes próximos anos até aos Jogos Olímpicos vão ser de muito trabalho e esforço que eu já alguma vez tive. Até brinquei com a minha família dizendo-lhes que só terei férias depois de 2028. Mas poder trabalhar com uma treinadora experiente, que sabe o que é necessário para ter sucesso, vai ser uma grande diferença, uma experiência para a qual estou pronta e muito entusiasmada. O meu sonho é estar nos Jogos de Los Angeles a representar Portugal», sublinhou, frisando que para 2026 o objetivo passa por estar presente nos Europeus de Paris.
Imagens: Federação Portuguesa de Natação
Veja mais notícias de natação aqui.












