Patrícia Sampaio conquistou, este domingo, a medalha de prata no Grand Slam de Judo de Tóquio, no Japão, após ter perdido no derradeiro combate.
A judoca portuguesa (2.ª do ranking de -78 kg) enfrentou na final a japonesa Kurena Ikeda (7.ª), que lhe foi superior e a venceu por ippon. Patrícia Sampaio chegou a liderar o combate, marcando um yuko, mas Ikeda respondeu de imediato e empatou também com o yuko. De seguida, na luta no solo, a japonesa acabou por imobilizar a medalha de bronze em Paris’2024 e ganhou, levando a medalha de ouro.
O dia de Patrícia Sampaio começou frente à japonesa Reina Tanaka, na ronda de 16, que venceu por yuko, depois de ter ficado isenta de participar na ronda de 32; em seguida, nos quartos de final, eliminou Hsu Wang (25.ª), da China-Taipé, por wazari. Já nas meias finais, teve pela frente nova adversária japonesa, Mao Izumi (47.ª), e venceu por ippon, apurando-se então para a final.
Em -70 kg, Taís Pina (17.ª) foi eliminada na 1.ª ronda pela japonesa Erina Ike (297.ª), por ippon. Já Bárbara Timo (115.ª) foi superior a Melissa Myers (56.ª), dos Estados Unidos, ganhando na ronda de 32 por wazari, mas acabou eliminada a seguir, na ronda de 16, pela italiana Irene Pedrotti (15.ª), por yuko.
Miguel Gago (71.º) perdeu na 1.ª ronda da categoria de -66 kg com o japonês Shinsei Hattori (96.º), por ippon.
Imagens: IJF/Di Feliciantonio Emanuele/COP
Veja mais notícias de desportos de combate aqui.












