Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), confessou ao O Atleta que as modalidades de gelo têm todo potencial para um dia serem integradas por emblemas como o Benfica, o Sporting ou o FC Porto, revelando que isso seria um passo importantíssimo para o crescimento dos desportos de inverno no nosso País.
“Neste momento, para terem uma ideia, temos uma equipa portuguesa de um clube filiado na federação que se chama Hockey Club do Porto que joga uma liga ibérica que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal criou com a sua congénere espanhola e este ano também com a Andorrenha, na qual atua, por exemplo, o Barcelona”, contextualizou o dirigente que piscou o olho aos denominados grandes clubes de Portugal, tendo igualmente em conta o novo pavilhão exclusivamente dedicado às modalidades de inverno que vai nascer no Seixal.
“Tenho a certeza que numa modalidade tão fantástica como é o hóquei no gelo, os grandes clube de futebol, com o novo pavilhão e com o crescimento destas modalidades irão olhar para elas com outros olhos e nós veríamos com muito agrado que os grandes do futebol pudessem entrar nas modalidades de gelo e que no futuro pudessem ter uma equipa de hóquei no gelo a jogar esta liga ibérica ou quem sabe até uma liga exclusivamente portuguesa. Isso seria, com toda a certeza, muito importante para nós”, sublinhou à margem da Gala Anual da FDIP.
Mas também os próprios praticantes, como é o caso de Martim Marçal, que foi distinguido como atleta do ano de hóquei no gelo, demonstraram a sua vontade de poder ver emblemas tão reconhecidos na sua modalidade.
“Era incrível ter um Benfica ou um Sporting do hóquei no gelo. Poder ter este nível de instituições era ótimo e acredito que um dia haverá!”
Imagens: FDIP
Veja mais notícias de desportos de inverno aqui.



															

