Este fim-de-semana as zonas do Estoril, Sintra e Mafra voltam a viver a “febre” da velocidade com mais uma edição do Rally das Camélias, organizada pelo Clube Motorismo de Setúbal, a versão 2022 de uma das mais clássicas provas nacionais promete uma nova página de uma riquíssima história.
Demonstrando a vitalidade deste desafio, o bilstein group junta-se como principal patrocinador da organização onde já está tudo pronto para que comece a competição, olhando para a parte desportiva, o bilstein group Camélias vai manter o figurino que tanto sucesso tem tido.
A abrir as hostilidades, duas especiais “habitués” nos ralis na região, Sintra – Pé da Serra, estão os desafiantes 10.06 quilómetros que começam na subida da Rampa da Pena, entrando depois na rápida sequência até ao cruzamento dos Capuchos, para finalizar junto ao Pé da Serra. Minutos depois mais 11.25 quilómetros na classificativa Azóia – Cascais, com as clássicas Peninha e Lagoa Azul feitas em sentido inverso.
Depois é altura de rumar à zona de Mafra, com a especial Monte Gordo – Gradil com mais de 13 quilómetros a fechar a secção matinal, antes de uma esmerada pausa junto ao Palácio Nacional de Mafra.
Após o almoço, tempo para os poucos mais de 10 quilómetros do Codeçal e a mais curta especial do rali, Livramento, antes da nova visita ao Parque de Assistência montado como habitualmente no Parque Intermodal de Mafra, onde se espera a presença de bastante público.
Para fechar, dupla passagem pelo troço mais longo do rali, Capuchos com 14.53 quilómetros, uma ao cair da noite e outra já mesmo sem a luz do astro rei. Será, provavelmente, nesta prova que tudo se vai decidir, antes da consagração dos heróis nos Jardins do Casino Estoril.
O limite de equipas aceites foi atingido, havendo 75, que responderam da melhor forma à chamada do Clube de Motorismo de Setúbal.
Rui Madeira surge desta vez tentando ao volante de Mitsubishi Mirage tentando repetir a vitória da última edição, e terá no banco do lado direito o recém-chegado de África, Nuno Rodrigues da Silva.
A dupla Pedro Clarimundo e Mário Castro, que ganhou o rali em 2020, volta a optar pelo Skoda Fabia, ao passo que Paulo Neto, que ganhou no regresso das Camélias ao panorama nacional, vai seguramente aproveitar esta prova para ganhar ritmo, a pensar no Campeonato Nacional de Ralis e tentar levar também o seu Skoda Fabia ao triunfo, enquanto a correr por fora estará Carlos Fernandes com o Mitsubishi Lancer.
Nota para a estreia do novo Toyota Yaris do troféu, que irá desempenhar o papel de abrir a estrada como carro 0 e que será preparado pela Inside Motor.
O início está marcado para as 9h nos Jardins do Casino Estoril, onde os pilotos irão regressar às 20h. Pelo meio Sintra – Pé da Serra às 9h38, Azóia – Cascais às 10h06 e Monte Gordo – Gradil às 11h14 antes do almoço, durante a tarde Codeçal e Livramento são os palcos da ação às 15h03 e 15h46.
Para fechar regresso a Sintra e aos Capuchos às 17h30 e às 19h20.
Os dados estão lançados e está tudo pronto para mais uma emblemática edição das “Camélias” com o carimbo da reconhecida qualidade do Clube Motorismo de Setúbal e desta feita com o apoio de confiança do bilstein group.
Fonte: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.