O Sporting sagrou-se campeão nacional, em masculinos e em femininos, de clubes após os triunfos assegurados, este fim de semana, em Leiria.
No setor masculino, a disputa foi até à última com o Sporting a conquistar o 49.º título de campeão nacional, quebrando a hegemonia de 14 anos do Benfica. Tudo ficou decidido na última prova dos 4×400 metros, com o quarteto leonino, composto por Duarte Fernandes, Rafael Jorge, João Coelho e Omar Elkhatib, que cortaram a meta em 3m05s50″, batendo o recorde nacional de clubes, que era de 3m06s18″, de uma formação do Benfica e que durava desde 6 de agosto de 1989.
Pela 2.ª vez na história dos nacionais de clubes as duas formações de Lisboa acabaram empatadas, após as 21 provas. Em 2022 também em Leiria, Sporting e Benfica empataram e no desempate por primeiros lugares individuais o Benfica venceu. Este fim de semana foi necessário recorrer ao número de terceiros lugares individuais de cada formação para desempatar, uma vez que ambas as equipas apresentaram o mesmo numero de 10 vitórias individuais e de nove segundos lugares, prevalecendo o Sporting com um 3.º lugar individual enquanto o o Benfica não teve nenhum.
No setor feminino supremacia da equipa do Sporting ao conquistar de forma destacada o título nacional de clubes. Este triunfo representa a 55.ª vitória do clube na 1.ª Divisão dos Campeonatos Nacionais de Clubes e a 15.ª consecutiva desde 2011.
Imagens: FPA/Marcelino Almeida e Luís Barreto
Veja mais notícias de atletismo aqui.












