Taís Pina foi 5.ª classificada, em -70 kg, tendo sido a atleta portuguesa melhor posicionada no Grand Slam de Judo de Paris, em França.
Taís falhou a medalha de bronze após derrota com a japonesa Rin Maeda. Até esta fase, a judoca portuguesa, 18.ª do ranking mundial, tinha tido um percurso quase imaculado com vitórias frente a Laura Haberstock, Kelly Pollard e Adelina Novitsky. O primeiro entrave chegou apenas nas meias-finais, com derrota frente à suíça April Fohouo, o que a relegou para o combate pela medalha de bronze.
Na mesma categoria de peso, Bárbara Timo (87.ª) foi eliminada na 2.ª ronda – depois da vitória inaugural perante a francesa Marie Eve Gahie (22.ª) a portuguesa foi eliminada pela germânica Giovanna Scoccimarro (21.ª).
Em -78 kg Patrícia Sampaio defendia o título conquistado em 2025 mas, após isenção na ronda inaugural, caiu perante Liz Ngelebeya (França).
Já Miguel Gago ficou no 7.º lugar na categoria de -66 kg, tendo superado o cazaque Erbol Abasbekov, o azeri Nazir Talibov e ainda o 11.º do ranking Ronald Lima (Brasil) para chegar ao final da pool, altura em que viria a perder com o francês Daikii Bouba (10.º). Nas repescagens que lhe poderiam dar o acesso à disputa da medalha de bronze, o português cedeu frente ao italiano Vlerio Accogli (21.º).
Otari Kvantidze, em -73 kg, e Maria Siderot, -52 kg, ambos com o mesmo percurso: depois de avançarem da ronda de 64, foram afastados na ronda de 32.
Imagens: IJF/Gabriela Sabau
Veja mais notícias de desportos de combate aqui.












