Tomás Gomes, piloto de Braga, foi 24.º classificado, tendo marcado presença na final, na sua estreia no FIA Karting Academy Trophy, em Třinec, na Chéquia.
A prova reuniu 45 pilotos de 45 países e cinco Continentes, o piloto de português surpreendeu ao qualificar-se para na final. Em igualdade de circunstâncias, já que o FIA Karting Academy Trophy é uma competição monomarca, cujos karts estão equipados com motores Vortex, chassis Exprit e pneus Vega fornecidos pela organização (sendo o fato de competição também igual para todos) – e destinado a pilotos dos 12 aos 14 anos –, Tomás Gomes fez uma prova em crescendo, já que começou por ser o 34.º classificado nos treinos cronometrados, tendo depois nas mangas de qualificação, obtido um 15.º e dois 16.ºs lugares, resultados que fizeram com que terminasse esta fase da prova na 30.ª posição, conseguindo assim o apuramento para a Final, reservada aos 36 primeiros classificados.
O jovem piloto português, de apenas 13 anos, cumpria o objetivo de qualificar-se para a final e na corrida decisiva arrancou da 30.ª posição e obteve um 24.º lugar, numa prova em que o vencedor foi o norueguês Marius Barry-Berg.
No final, Tomás Gomes mostrou-se satisfeito: “Mais importante do que a classificação, foi ter conseguido apurar-me para a final, pois fiz a minha estreia no FIA Karting Academy Trophy, no qual era tudo novo para mim. Não conhecia a pista, nem nunca tinha competido com um motor Vortex, com chassis Exprit e com pneus Vega… E não foi fácil adaptar-me, sobretudo ao motor e aos pneus. De qualquer modo, estive sempre empenhado em dar o meu melhor e felizmente nas mangas de qualificação consegui resultados que me permitiram obter o apuramento para a final. Julgo que superei as expetativas, pois o nível de competição é muito elevado e ter disputado a final de uma prova da FIA, já foi uma vitória para mim.”
Veja mais notícias de automobilismo aqui.












