A seleção portuguesa de ciclismo de pista brilhou no Troféu Internacional Cidade de Barcelona com triunfos e medalhas em várias modalidades.
Iúri Leitão e Diogo Narciso venceram na corrida de madison. No Velòdrom D’Horta, a dupla portuguesa dominou uma prova encurtada a 160 voltas, ao contrário das normais 200.
Leitão e Narciso venceram 15 dos 16 sprints (83 pontos) e dobraram o pelotão em seis ocasiões (120 pontos) para somar 203 pontos e finalizar num esclarecedor 1.º lugar.
Ainda Iúri Leitão e Diogo Narciso conquistaram as medalhas de ouro e prata, respetivamente, na prova masculina, enquanto Maria Martins foi segunda classificada na prova feminina.
O medalhado de prata no omnium de Paris’2024 venceu as quatro corridas que compõem a prova: scratch, tempo, eliminação e corrida por pontos (conquistou o maior número de pontos). No total foram 212 pontos, seguidos dos 178 de Diogo Narciso, que só não foi segundo classificado no scratch. O neerlandês Justus Willemsen fechou o pódio com 134 pontos.
Na prova feminina, Maria Martins travou uma luta bem disputada com a norueguesa Anita Stenberg até à corrida por pontos. A portuguesa foi terceira no scratch, quinta na tempo race, venceu a eliminação e foi a segunda mais pontuada na corrida por pontos, somando 129 no final da prova. Stenberg terminou com 166 e a espanhola Eva Anguela fechou o pódio com 105. A campeã nacional de estrada, Daniela Campos, foi oitava classificada com 88 pontos, tendo como destaque o segundo lugar na corrida de eliminação.
Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo
Veja mais notícias de ciclismo aqui.