Bernardo Vieira conquistou a medalha de prata no contrarrelógio C1 de ciclismo nos Campeonatos Paralímpicos Europeus que estão a decorrer em Roterdão, nos Países Baixos.
O ciclista português percorreu os 10,6 km em 16,03 minutos e sagrou-se vice-campeão da Europa. O espanhol Ricardo Argiles levou o ouro (14,59 minutos) e o austríaco Andreas Zirkl ficou com a medalha de bronze (17,32 m).
“Esta medalha é fruto do trabalho que tenho desenvolvido este ano com vista à qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris’2024. Sabíamos que o pódio era possível, o percurso era totalmente plano, arranquei e terminei com tudo o que tinha e as coisas correram bem. É muito bom, uma alegria fora do normal”, afirmou Bernardo Vieira no rescaldo da prova em declarações difundidas pelo Comité Paralímpico de Portugal.
Também no ciclismo, Luís Costa foi quinto classificado no contrarrelógio H5 com o tempo de 15,51 minutos, Flávio Pacheco foi sexto com a marca de 16,01 m, na classe H4 e Telmo Pinão terminou no 10.º lugar da classe C2 com o tempo de 15,52 minutos.
Em Badminton, Diogo Daniel e Inoi Ferreira cederam perante Rickard Nilsson (Suécia) e Helle Sagiey (Noruega) por 9-21 e 5-21 e fecharam a competição de pares mistos SL3-SU5 no 9.° lugar. A mesma classificação foi obtida por Beatriz Monteiro e Maurin Stubi (Suíça) também em pares mistos SL3-SU5, após derrota com Colin Leslie (Escócia) e Cathrine Rosengren (Dinamarca) por 10-21 e 16-21, nos oitavos de final.
Em singulares SL4, Diogo Daniel venceu o suíço Dominik Butzberger, por 21-9 e 21-10, e carimbou a passagem aos quartos de final. Aí, Diogo levou a melhor sobre o francês Guillaume Gailly, por 21-16 24-22, garantindo a qualificação para as ‘meias’.
Imagens:David Barros/CPP
Veja mais notícias de desporto adaptado aqui.












