Os atletas Isaac Nader e Salomé Afonso, ambos do Benfica, revalidaram os triunfos na São Silvestre de Lisboa, numa 18.ª edição pautada pela chuva.
Na prova masculina, o campeão do mundo dos 1.500 metros, que já tinha vencido nas duas anteriores edições, cortou a meta em 28m34s, seguido por Duarte Gomes, do Sporting, com 28m44s e ainda por João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, que completou o percurso em 29m24s.
Numa edição que contou com um recorde de inscrições, com 15.000 pessoas, e um máximo de 39 por cento de participantes femininas, Salomé Afonso brilhou entre as senhoras terminando os 10 km em 32m55s, sendo acompanhada no pódio por Solange Jesus, do Sp. Braga, com o tempo de 33m37s, e pela sueca Nova Ojutkanas com 34m41s.
A elite feminina partiu 4,15 minutos antes da masculina – foi a diferença entre eles na derradeira edição -, sendo insuficiente, uma vez que Isaac Nader ultrapassou a namorada Salomé Afonso na descida da Avenida da Liberdade e chegou primeiro.
Nesta tradicional “guerra dos sexos” que é promovida pela organização da prova, a elite masculina cimentou a vantagem nesse palmarés, com nove triunfos, perante as sete vezes que as mulheres resistiram e alcançaram a meta antes dos homens.
Imagens: São Silvestre de Lisboa
Veja mais notícias de atletismo aqui.












