Ao quarto dia do Campeonato da Europa de Pista chegou a glória para Portugal. Iúri Leitão sagrou-se campeão europeu de Omnium, em Konya, na Turquia.
O ciclista português entrou da melhor forma possível no sempre exigente programa de Omnium, tendo vencido as duas primeiras provas, o Scratch e a Corrida Tempo. A Eliminação não correu de feição, mas o 15.º lugar não
hipotecou as chances de Iúri, que entrou na derradeira prova em segundo lugar, com 92 pontos, menos dez que o neerlandês Yanne Dorenbos.
Na corrida por pontos final, Iúri Leitão voltou a brilhar, tendo dobrado o pelotão por uma vez e vencido três sprints, além de ter sido segundo em quatro e quarto num. No final das contas, Iúri sagrou-se campeão da Europa de omnium com 140 pontos, à frente do neerlandês Yanne Dorenbos, segundo com 131, e do alemão Roger Kluge, terceiro com 126.
Escreveu-se história em Konya, uma vez que este foi o primeiro título europeu de Portugal em disciplinas olímpicas de pista entre elites. Foi também o sexto título de campeão europeu para Iúri Leitão, que conta ainda no seu palmarés com um título mundial (omnium) e um título olímpico (madison).
O dia de Portugal no Europeu de Pista terminou com a participação da Daniela Campos na prova de corrida por pontos. A portuguesa terminou em 17.ª, numa prova intensa e muito disputada que sorriu à belga Lotte Kopecky.
Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo
Veja mais notícias de ciclismo aqui.












