José Cabeça encerrou esta sexta-feira a sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026, com o 99.º lugar na prova de 10 km Estilo Livre.
A prova do português foi condicionada por uma queda ainda na fase inicial, que dificultou a sua prestação. O esquiador concluiu a distância em 27:00.8 minutos, a 6:24.6 do norueguês Johannes Klaebo (20:36.2 m), que chegou à terceira medalha de ouro nesta edição, sendo que terminaram 111 atletas, com dois a não cortarem a meta.
Para José Cabeça é a conclusão da segunda participação olímpica, depois de Pequim 2022, onde foi 88.º classificado nos 15 km Estilo Clássico. De recordar que o esquiador tinha sido 91.º na prova de Sprint Clássico em Milão Cortina 2026.
“Infelizmente, quando tentamos ser bons, temos de arriscar e eu, se calhar, arrisquei um pouco demais. Na primeira curva mais rápida tive uma queda mais ou menos a 50 km/h. Fui catapultado com o peito para a parte dura da pista, no interior da curva. Infelizmente caí e fiquei cerca de 20, 30 segundos a tentar voltar a conseguir respirar. Depois disso, tentei dar o máximo para conseguir recuperar.Fiquei muito aquém de todo o trabalho que fiz e muito aquém do nível que tenho apresentado nesta época”, mencionou José Cabeça.
Imagens: Arquivo COP
Veja mais notícias de desportos de inverno aqui.












